10 fevereiro 2020

Opportunities and Challenges in Digestive Endoscopy - Lessons

Dia 10 de fevereiro de 2020, a Fundação Champalimaud, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, irá organizar o encontro "Oportunidades e Desafios em Endoscopia Digestiva ... Lições"

Opportunities and Challenges in Digestive Endoscopy - Lessons

As primeiras gerações de pioneiros em endoscopia, nos anos 70, orientaram todos os seus esforços para a exploração da potencial aplicação da endoscopia no diagnóstico e tratamento de doenças. Nos últimos 30 anos, a Gastrenterologia e a endoscopia digestiva viveram uma era sem precedentes, com o desenvolvimento de técnicas endoscópicas que nos permitem alcançar os segmentos mais remotos do intestino, bem como procedimentos terapêuticos cada vez mais complexos que possibilitaram a realização de intervenções minimamente invasivas, com um profundo impacto nos resultados alcançados. Atualmente, a endoscopia é usada de forma rotineira em intervenções bilio-pancreáticas complexas, ressecções das mucosas, suturas e cauterização do vasos, dissecção da submucosa, procedimentos transmurais e alterações da anatomia intestinal. Todos estes desenvolvimentos - numa altura em que a Gastroenterologia se afirmou como uma disciplina da Medicina Interna e muito próxima (e até com limites ténues) da Cirurgia Digestiva - foram o resultado do trabalho de uma segunda geração de pioneiros que desenvolveram uma abordagem multidisciplinar real, em que todos os intervenientes trabalham verdadeiramente juntos em benefício do doente.

A Fundação Champalimaud, com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia, irá promover o encontro "Oportunidades e Desafios em Endoscopia Digestiva ... Lições", onde algumas das figuras-chave (iniciais e mais recentes) que tiveram um papel preponderante na integração da endoscopia Gastro-Intestinal na gestão multimodal, discutirão o papel que desempenham neste ambiente multidisciplinar, as suas relações com a cirurgia e a oncologia médica, as oportunidades de ensino e investigação, bem como questões transversais que irão certamente interessar gastrenterologistas, cirurgiões, oncologistas, radiologistas e gestores hospitalares.

Contamos com a Sua presença, no dia 10 de fevereiro de 2020, aqui na Fundação Champalimaud. Reserve já o Seu lugar.

Aceda aqui para se registar e saber mais sobre o o encontro "Oportunidades e Desafios em Endoscopia Digestiva ... Lições".