31 outubro 2019

Prof. Dr. Tasuku Honjo

No dia 31 de outubro, pelas 16h00, a Fundação Champalimaud irá receber o renomado imunologista Prof. Dr. Tasuku Honjo para um evento público dedicado ao tema "O Acaso na imunidade adquirida".

Prof. Dr. Tasuku Honjo

Esta palestra insere-se no ciclo "Champalimaud Cancer Talks", organizado pela Fundação Champalimaud com o objetivo de oferecer ao público em geral a oportunidade única de ouvir uma das principais autoridades mundiais em imunologia.

O acaso na imunidade adquirida

"A imunidade adquirida surgiu no início da evolução dos vertebrados como mecanismo de defesa contra as doenças infecciosas causadas por agentes patogénicos. Durante essa evolução, este incrível mecanismo biológico, incluindo a recombinação de segmentos genéticos, foi adquirido provavelmente por eventos ao acaso. Descobrimos o PD-1 em 1992 e que este é o principal sistema de travão na imunidade adquirida. Em 2002, descobrimos que o bloqueio de PD-1 pode curar tumores em ratinhos, reativando a imunidade adquirida. Em 2014, 22 anos após a descoberta do PD-1, o tratamento de cancro pelo bloqueio do PD-1 é aprovado pelos PMDA e FDA e considerado um tratamento oncológico revolucionário, frequentemente comparado à descoberta da penicilina para o tratamento de doenças infecciosas. O sucesso do tratamento do cancro pelo bloqueio de PD-1 deve-se à imunidade adquirida. Durante a longa história de luta contra doenças, quase conseguimos vencer doenças infecciosas no século passado. Felizmente, podemos vir a ser capazes de superar o cancro, a última grande doença com significante risco de vida, pelos mesmos mecanismo que se aplicam às doenças infecciosas.", Prof. Dr. Tasuku Honjo.

Breve esboço biográfico do orador

O Professor Doutor Tasuku Honjo é conhecido pela sua descoberta da AID, essencial para a recombinação de troca de classe e a hipermutação somática. Estabeleceu também a estrutura conceptual básica da recombinação de troca de classe. Além disso, descobriu o PD-1, um co-receptor que trava a fase efetiva da resposta imune e mostrou que a modulação do PD-1 contribui para o tratamento de tumores, infecções virais e autoimunidade. Por essas contribuições, o Prof. Dr. Honjo recebeu múltiplos prémios, incluindo o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2018, o Prémio Imperial, o Prémio da Academia do Japão, o Prémio Robert Koch, a Ordem da Cultura, o Prémio Tang e o Prémio de Kyoto. Eleito como associado estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos EUA, como membro da Academia Alemã de Cientistas Naturais e também como membro da Academia do Japão.

Não perca no dia 31 de outubro de 2019 às 16h00, no Auditório da Fundação Champalimaud.

Registo

Aceda aqui para se registar na palestra do Prof. Dr. Tasuku Honjo.

A palestra será em Inglês e a entrada é livre, limitada ao número de lugares disponível no auditório da Fundação Champalimaud, por isso não se esqueça de efetuar a inscrição para garantir o seu lugar. No dia do evento e dependendo do número de não comparências e lugares livres disponíveis no Auditório, será permitida a entrada de pessoas que compareçam sem reserva. Se já se inscreveu, não se esqueça do seu bilhete online que deverá imprimir e apresentar no dia da conferência.

Esperamos por si.